top of page
  • Facebook
  • Instragram
  • Pinterest
  • YouTube
Perspectiva

Edifício Del Porto

2018 - Torres, Rio Grande do Sul

Concepção

     A concepção arquitetônica parte da visão urbanística que um prédio é percebido sob todos os ângulos. Deve ser belo e com bons acabamentos em tudo que o olhar alcança. Não há distinção entre frente, lateral e fundos. A qualidade visual está em todo lugar.

     A arquitetura privilegiou as linhas puras e limpas, produzindo uma arquitetura singela e ao mesmo tempo marcante.

    A adoção de princípios sustentáveis valoriza a qualidade de vida dos moradores e da vizinhança. Terraços verdes, paredes-jardim e retenção de água da chuva são alguns dos itens que refletem uma nova visão de empreendimento, marca da K&S.

    A cidade interessante e gratificante é aquela em que as edificações compõem um conjunto harmonioso. A edificação deve estar a favor da paisagem urbana agradável e humanizada.

     A proposta arquitetônica visa contribuir com a paisagem urbana especialmente ao nível de visão do pedestre. Seguindo este principio estendeu-se a fachada comercial desde o térreo ate o 4º pavimento, por meio de uma fachada de vidro semi-reflexivo que evita o impacto visual das garagens localizadas acima do térreo. Este recurso de estética urbana valoriza a ambiência comercial da rua. É o edifício contribuindo com a paisagem da cidade.

     Apartamentos com amplo visual e afastados das divisas. A planta é flexível, possibilitando espaços sociais integrados ou a subdivisão para privacidade.

     As lojas foram planejadas para o máximo aproveitamento da fachada comercial e com o conforto das vagas em frente, dentro do lote. A estrutura permite unir as lojas.

A tecnologia de construção é moderna, com lajes nervuradas sem vigas. As medições de água e gás são individualizadas. Há um gerador de energia para as áreas condominiais em caso de falha na rede pública.

Localização

     O empreendimento Del Porto localiza-se em um terreno privilegiado no coração da cidade de Torres com vista para a praia e Lagoa do Violão, junto a todas as comodidades de quem mora no centro urbano da cidade, fazendo frente à importante rua Joaquim Porto e à rua José Luis de Freitas, na qual se encontra o acesso residencial.

Especificações

- Área do terreno: 883,00 m²

- Área total: 6.611,52 m²

- Número total de unidades: 46 apartamentos e 10 lojas

- Construção e incorporação: K&S Empreendimentos

- Co-autora: Arq. Vera Prates

Premiações

- SINDUSCON PREMIUM 2016/2017 (categoria empreendimentos imobiliários) - Bronze

Intenções de Projeto

     O empreendimento foi desenvolvido formando 2 subdivisões, sendo elas a base comercial e de garagem (agrega os pavs.  térreo, 2°, 3° e 4°) e a torre residencial que é reservada para as unidades residencias.

Edifício Del Porto - Diagramas conceituais

     O projeto reserva a maior parte do térreo para comércio, com pé direito duplo. O acesso residencial e os serviços do edifício ficam concentrados na rua José Luis de Freitas, de menor tráfego, reservando a prevalência de vitrines na fachada da rua Joaquim Porto, mais movimentada.

     Os estacionamentos comerciais são dentro do lote, desobstruindo as ruas. O desembarque comercial e residencial pela rua José Luis de Freitas é do tipo hotel, protegido da chuva.

Edifício Del Porto - Acessos

     Os espaços para logomarcas das lojas estão previamente organizados nas fachadas, de modo a garantir boa visibilidade, equilíbrio estético e disciplina. O mesmo cuidado teve-se com os aparelhos split, integrados esteticamente ao prédio por meio de nichos venezianados de alumínio que propiciam acesso fácil e seguro para manutenção.

    Os espaços para os condensadores comerciais possibilitam ampliação e permitem aparelhos de grande capacidade de refrigeração, diversificando as opções de uso das salas e facilitando a união de varias salas numa só.

      Jardins verticais são dispostos nas duas fachadas trazendo vantagens sustentáveis e humanizando o ambiente ao nível dos pedestres e usuários.

Edifício Del Porto - Movimentação na garagem

    Os pavimentos 2º, 3º e 4º possuem vagas em número maior do que a quantidade de apartamentos, evitando estacionamentos na via pública e assim desobstruindo o trânsito, bem como flexibilizando as possibilidades de negociação conforme a necessidade de vagas requerida pelo cliente.

Edifício Del Porto - Marquises com vegetação

        O conceito de ‘’terreno aéreo’’ devolve para a cidade cerca de 50% da área verde do lote, sob a forma de terraços verdes.

Edifício Del Porto - Concepção estrutural

    A concepção estrutural propicia racionalidade construtiva e enseja uma arquitetura pura e que expressa a harmonia de composição dos elementos estruturais com os arquitetônicos. No diagrama é possível observar que os eixos dos pilares conciliam - se com as faixas compositivas das fachadas, seguindo a harmonia descrita, na qual o estrutural se funde com o arquitetônico na estética harmônica do edifício.

     Conseguiu-se também uma racionalização quanto à estrutura dispensando a utilização de vigas de borda e vigas de transição no prédio, facilitando e agilizando a sua execução.

      O edifício tem floreiras em todos os apartamentos estimulando a consciência ambiental ao propiciarem ao usuário o cultivo de vegetais, os quais atenuam a temperatura.

Descrição do cenário em que surgiu o projeto e justificativa para sua implantação

     O cenário era de retração nas vendas para investidores do imóvel próximo ao mar, típico do veraneio. Ao mesmo tempo, havia carência de imóveis em áreas centrais para moradia dos habitantes de Torres e para os veranistas com planos de morar no litoral. Estes aspectos fazem o centro passar por um processo de renovação e de qualificação, onde a boa arquitetura está agregando valor. Por conseqüência, ocorre uma renovação nos imóveis comerciais. Esse ambiente de mercado revelou-se uma oportunidade que a empresa detectou e o empreendimento ajudou a renovar o interesse dos investidores, pois o centro da cidade conta com infra-estrutura e rede de serviços adequadas para atrair compradores e impulsionar a velocidade de vendas e a liquidez das unidades adquiridas.

      O partido arquitetônico do edifício dispõe quatro apartamentos no pavimento tipo. A disposição de todos os apartamentos faz com que eles sejam de ‘’esquina’’, com amplas visuais, iluminação e ventilação.

Edifício Del Porto - Disposição dos apartmentos
Edifício Del Porto - Planta dos apartamentos 1 e 4
Edifício Del Porto - Planta dos apartamentos 2 e 3

     Os dormitórios foram concebidos para serem usados na modalidade solteiro ou casal, com ou sem sanitário tipo suíte, ampliando a flexibilidade de uso.

       Especial atenção foi dada ao coroamento do edifício. No lugar dos tradicionais duplex , foram feitos apartamentos de cobertura com três dormitórios, tendo opção de gabinete e de estar íntimo, cercados por amplos terraços , preparados na estrutura e nas instalações para que o usuário possa instalar piscina

Edifício Del Porto - Planta do apartamento de cobertura

Galeria de projeto

Diferenciais do Empreendimento

     O empreendimento é repleto de diferenciais, fruto de um conjunto de ações de equipes e o resultado de um planejamento minucioso e competência para realizá-lo.

  • Localização privilegiada em um terreno com duas frentes no coração da cidade com vista para a praia e Lagoa do Violão;

  • Design integral - Arquitetura privilegiou linhas puras e conceitos de sustentabilidade;

  • Pavimento tipo que só começa a partir do 5º pavimento. Apartamentos com amplo visual e afastado das divisas. A planta é flexível, possibilitando espaços sociais integrados ou a privacidade de espaços;

  • Lojas planejadas para oferecer o máximo aproveitamento da fachada comercial, com o conforto de estacionamentos em frente, dentro do lote. A estrutura permite unir lojas;

  • Utilização da coberturas verdes e jardins verticais, trazendo vantagens como o auxílio na retenção de águas pluviais, representando mais áreas verdes para a cidade, melhor isolamento acústico e térmico para a edificação, diminuição dos ruídos urbanos, assim como a diminuição da temperatura do ambiente;

  • Aproveitamento de águas pluviais para uso não potável, diminuindo assim a demanda de uso potável. Os sanitários possuem descarga multiestágio, evitando desperdícios;

  • A edificação foi projetada garantindo conforto ambiental, com iluminação e ventilação naturais;

  • Os elevadores são com polias e dispensam o uso de casa de máquinas, o que reduz a manutenção e conseqüentemente gera menos resíduos de óleos ao meio ambiente;

  • A iluminação será com uso de Led economizando energia;

  • Previsão para que os usuários possam separar o lixo;

  • Lojas modulares e hall de entrada com pé direito duplo no térreo;

  • Fachada em pele de vidro no térreo estendida aos pavimentos de estacionamentos, tratamento que valoriza a paisagem urbana ao evitar o impacto visual das garagens

Galeria de execução

Galeria de obra finalizada

bottom of page